Concurso incentiva crianças a escreverem sobre o futuro

Reproduçao
Quinta edição do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico já está com inscrições abertas

 A quinta edição do Concurso Nacional Literário Infantil "Espantaxim e o Castelinho Mágico", mais conhecido como "Prêmio Espantaxim", já está com inscrições abertas. Podem participar crianças de 7 a 12 anos. O prazo para envio dos trabalhos é até 5 de junho de 2018.

Considerado o "Jabuti" da Literatura Infantil, o concurso é uma idealização da autora e escritora Dulce Auriemo e terá o seguinte tema: "Futuro - Visão para um Mundo Melhor".

O desafio, para a edição de 2018, é embarcar em uma viagem no tempo que leve as crianças até 2050 - para isso, elas deverão elaborar uma história, imaginando como estará o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos; uma mensagem, com a visão da criança participante sobre o futuro; ou então, uma poesia, falando o que deseja para um mundo melhor.

De acordo com a idealizadora do projeto, a proposta do V Prêmio Espantaxim é apresentar um retrato do futuro a partir da visão das crianças participantes, considerando fatores como as rápidas transformações tecnológicas atualmente em curso e seus reflexos no cotidiano.

"A tecnologia evolui dia a dia e interfere em diversas áreas e atividades, inclusive nos processos de Educação e aprendizado", explica. "Queremos estimular as crianças que formarão as futuras gerações a expressarem como estão assimilando essas mudanças e, em meio a esse contexto, lembrar que é preciso sempre cultivar e valorizar as relações humanas", enfatiza a escritora.

Criada em 2010, a premiação acontece a cada dois anos e já teve os seguintes temas: "Guardiões da natureza" (2010); "Olimpíadas" (2012); "Música" (2014); e "Brasil, gigante pela própria natureza" (2016).

Clique aqui para acessar as informações completas e o regulamento do concurso do Prêmio Espantaxim.