Entenda a importância dos primeiros mil dias de vida da criança

MidiaKids
Primeiros mil dias de vida

Éno comecinho da vida que se pode influenciar o que será do resto dela. Afinal, é nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada. Os primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai do primeiro dia de gestação até os 2 anos de idade.

Esse período é considerado um “intervalo de ouro”, que pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos - crescimento e desenvolvimento, mas também em questões intelectuais e sociais.

Você já imaginou que suas primeiras decisões têm a possibilidade de influenciar a saúde, as atividades físicas e as habilidades de aprendizado do seu filho? Na gestação, quando uma mãe escolhe se alimentar de uma forma saudável, já está fazendo uma programação genética para a saúde do seu filho na vida adulta.

Uma alimentação adequada durante a gestação, associada ao aleitamento materno, à correta introdução da alimentação complementar e à manutenção de bons hábitos alimentares, é requisito básico para o crescimento e desenvolvimento infantil.

Atualmente, os estudos sugerem que a nutrição no período da gestação e nos primeiros 2 anos de vida pode ter efeitos, a curto e a longo prazo, na saúde e no bem-estar até a vida adulta.

Os pesquisadores e cientistas estão cada vez mais seguros de que uma boa nutrição e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.